__Dieta eficiente e saudavel

A Dieta Antiinflamatória é constituída por alimentos antiinflamatórios, quais são esses alimentos? Esses alimentos não são tão abundantes como os pró-inflamatórios.


O Dr. Alexander é especialista em Nutrologia, especialidade médica que se ocupa do diagnóstico, prevenção e tratamento das enfermidades nutricionais, como é o caso da obesidade.

Nos anos 1990, fez vários cursos de estética e ortomolecular, no Brasil e no exterior. No ano 2000, fez pós-graduação em saúde de família na USP.

Em 2002, o Dr. Alexander idealizou um tratamento para gordura localizada denominado HLPA, que hoje é sucesso em todo mundo. Já em 2006, escreveu o livro “As 11 Dietas mais Famosas do Mundo”, que logo se transformou em best-seller.

 

Em 2007, escreveu um livro que descreve o perigo da inflamação silenciosa e como tratá-la. Nesse mesmo ano, o Dr. Alexander assumiu o cargo de diretor técnico internacional na Academia Latino-Americana de Nutrologia – ALAN. “Dieta antiinflamatória” é o primeiro livro de dietas do mundo escrito por um médico, que vem acompanhado por um livro de receitas escrito pela nutricionista Ana Cristina Wolf, e um DVD comentado do livro, capítulo por capítulo.

Existe alguma dieta rápida, porém saudável? Como funciona a dieta antiinflamatória?

Não existem milagres, a dieta deve ser equilibrada e você deve comer de tudo, portanto, fuja de dietas que prometem coisas mirabolantes ou que privilegiam certos alimentos em detrimento de outros.

A dieta antiinflamatória baseia-se no princípio do equilíbrio entre os alimentos ricos em ômega-6 – transformam-se em hormônios que estimulam a inflamação – e ômega-3 – transformam-se em hormônios que diminuem a inflamação.

Porém, na nossa dieta ocidental, esse equilíbrio foi perdido, já que consumimos de 20 a 50 vezes mais alimentos ricos em ômega-6 (pró-inflamatórios) do que ômega-3 (antiinflamatórios).

O resultado disso é uma produção maior de hormônios que estimulam a inflamação, e essa tornando-se crônica, passa a agredir nossas células silenciosamente, provocando doenças muito comuns nos dias de hoje como diabetes, hiper-tensão, infartos, derrames, envelhecimento precoce, artrites, obesidade, entre muitas outras.

A inflamação crônica silenciosa é considerada a praga do século 21 por pesquisadores em todo mundo. Fica claro, então, que a dieta antiinflamatória não é só para emagrecer, mas para prevenir e até tratar várias doenças que afligem nossa população.

A dieta antiinflamatória é constituída por alimentos antiinflamatórios, quais são esses alimentos?
Esses alimentos não são tão abundantes como os pró-inflamatórios.

ANTIINFLAMATÓRIOS:

Peixes – salmão, sardinha, truta, arenque, cavala, atum, bacalhau.
Óleos – óleo de linhaça, azeite de oliva extravirgem.

Carboidratos – semente de linhaça, vegetais de folhas verdes, maçã, pêra, nozes, castanha-do-pará, framboesas, amora, alcachofra, feijão, aveia, arroz integral.

Ervas e Fitoterápicos – gengibre, alho, cebola, açafrão-da-terra, manjericão-sagrado, alecrim, pimenta.

Bebidas – chá verde, vinho tinto (moderado), água mine-ral (sem cloro), café (moderado), shakes , sopas e outros alimentos enriquecidos com vitaminas.

Atualmente, a maioria das pessoas ingere alimentos pró-inflamatórios, quais são os mais consumidos?
A lista é muito grande, praticamente tudo o que come-mos diariamente.

PRÓ-INFLAMATÓRIOS:

Proteínas – carnes (frango, boi, porco, peru, cordeiro…), leite e derivados.
Óleos – óleo de milho, girassol e soja.

Carboidratos – pão francês, farinha de trigo refinada, bolos, doces, chocolate, farinha de milho, batata inglesa, banana.

Bebidas – refrigerantes, álcool e café em abundância.
Embutidos e enlatados em geral, além de fast-foods .