___Relachamento perfeito

Exercício para um Relaxamento equilibrado, Feche os seus olhos e faça um passeio mental pelo seu corpo, começando pelos dedos dos pés e trabalhando até o topo de sua cabeça.


Realize este exercício em uma hora e lugar que você não possa ser perturbado. O local deve ser agradável e bem ventilado. Lembre-se que a temperatura da superfície do seu corpo baixará consideravelmente neste exercício.

Deite-se  em  uma  superfície  dura( ou, se preferir, sente-se em uma cadeira de espaldar duro).

Fique bem quieto por vários minutos, mantendo seus olhos abertos. O local deve estar um pouco escurecido, mas não em completa escuridão.

Mantenha suas mãos no lado do seu corpo e suas pernas  descruzadas. (Isto auxilia o fluxo da energia psíquica).

 

Agora, imagine que você está endurecendo como cimento ou gelatina. Imagina que você seja capaz cada vez menos de movimentar-se até que, finalmente, seu corpo esteja completamente imobilizado.

Não mova um músculo. Isto pode não ser tão fácil quanto parece; o cérebro é preguiçoso, em particular quando  vem em relação a qualquer tipo de esforço exigido e ele fará o seu melhor para fazer você trocar sua posição, coçar seu nariz( pode produzir um espirro), bocejar, engolir, etc. Você deve resistir à urgência de fazer qualquer movimento.

Pelo contrário, você deve permanecer absolutamente parado por pelo menos cinco minutos. Se você se sentir desconfortável, esta é a intenção.

Feche os seus olhos e faça um passeio mental pelo seu corpo, começando pelos dedos dos pés e trabalhando até o topo de sua cabeça. Dê uma atenção especial aos músculos dos ombros, pescoço e mandíbulas.

Não faça, neste estágio, nenhuma tentativa de relaxar as várias partes do seu corpo, simplesmente torne-se consciente de cada grupo de músculos e faça um registro mental da tensão que eles estejam. Este passeio de inspeção deve levar cerca de três minutos para  ser  completado.

Agora, respire fundo, inspire por sua boca e expire por seu nariz, esvazie seus pulmões completamente de cada vez. Depois, respire normalmente novamente, por seu nariz.

Estique os dedos do seu pé esquerdo tanto quanto possível e segure esta tensão por dez segundos. Relaxe os músculos e imediatamente estique os dedos do seu pé direito.

Mantenha  a  tensão  por  dez  segundos  e  depois  relaxe  os  músculos  e imediatamente transfira sua atenção para a panturrilha esquerda, tencionando os músculos aqui por dez segundos… relaxe e imediatamente tencione o músculo da panturrilha direita… e  faça assim com cada parte do corpo, a cada vez  tencionando os músculos por dez segundos e relaxando e  transferindo  para um grupo diferente de músculos.

Você deve completar esta seqüência franzindo sua testa – segurando e relaxando. É importante que a troca de atenção – e tensão- seja imediata.

Neste estágio você deve observar sua respiração. Comece  por ouvir simplesmente ao som do ar movendo-se através de suas narinas : sinta o ar enchendo e esvaziando seus pulmões. Gradativamente,  dê inspiradas  mais longas e mais profundas e tente respirar sem fazer nenhum barulho, suavemente, constantemente e silenciosamente.

Respire com sua barriga ou diafragma inferior, no início de cada inalação, enchendo seu  diafragma superior por último. Quando expirar, esvazie primeiro seu diafragma superior e depois o inferior. Tente fazer que tudo isto seja um movimento suave.

Expire completamente de cada vez. Deve levar alguns segundos a mais para expirar do que para inspirar.  Se você inspirar contanto até oito, você deve expirar contando até dez.

Torne-se consciente da força da gravidade empurrando o seu corpo para baixo. Sinta o seu próprio peso, sinta o peso dos seus dedos, mãos, braços, pernas e cabeça.

Você provavelmente já viu os filmes do Drácula onde o Conde é exposto a uma dose letal de luz do dia, e onde seu corpo começa a se desintegrar diante de seus olhos, e que dentro de minutos não há nada a não ser um monte de poeira.

Você deve agora imaginar que o mesmo processo de desintegração está acontecendo com
você.

Visualize o seu corpo começando a se vaporizar. Sinta os seus dedos, depois sua mãos, e então os seus braços se transformando em poeira.   Imagine, tão fortemente você possa, que seu corpo inteiro está transformando-se em um pó fino sobre  o  chão(ou  cadeira).

Se  você  tiver  seguido  as  instruções  anteriores apropriadamente você deve ter  quase nenhum  problema em imaginar isto; as vezes a  sensação de “transformação em pó” ocorre espontaneamente com a volta do relaxamento profundo.

Você transformou-se em um monte de poeira. Agora, imagine que  um leve brisa está soprando você, espalhando o seu pó em todas as direções…. até que não haja mais nada   apenas a sua consciência.

Quando você estiver pronto dê a você  mesmo a instrução, ou mentalmente ou em voz  alta:  “No  momento  em  que  eu  contar  de  dez  até  um  e  dizer  a palavra……….(escolha  uma  palavra  apropriada  para  você)  três  vezes.
Eu imediatamente estarei completamente relaxado, como estou agora”.
Repita esta frase várias vezes.

Para terminar o exercício,  respire profundamente e estique seu corpo suavemente. Diga  para  sim  mesmo:  “Na  contagem  de  três,  abrirei  meus  olhos  e  estarei completamente  acordado,  alerta  e  renovado.”  Você  pode  auto-sugerir-se
positivamente neste estágio.

‘Um … Dois … Três’

Abra seus olhos. Mexa seus ombros. Estique suas pernas. Dobre suas mãos algumas vezes, e vagarosamente levante-se.

 

 

 Leia tambem:

Relachamento e meditação:

Força da respiraçao:

Como meditar:

Ondas ALFAS

Perigos na meditaçao